Hoje, 25 de Outubro, pelas 18h00, a igreja de S. Francisco de Évora receberá um concerto do grupo Capella Patriarchal, dirigido pelo organista João Vaz. Este é o segundo concerto do ciclo de concertos “Música nas Igrejas – Concertos de Órgão”, com direcção artística do organista Rafael Reis, que conta já com quatro edições, contemplando a edição deste ano com um total de oito concertos a realizar em diversas igrejas da região do Alentejo, integrando organistas e outros músicos reconhecidos nacional e internacionalmente, a solo ou integrados em agrupamentos, como é o caso de Capella Patriarchal.

Este será o concerto inaugural da igreja de S. Francisco de Évora, que recebeu obras de restauro profundas com início em Junho do ano passado, tendo terminado oficialmente no início deste mês com a bênção do novo altar pelo Arcebispo de Évora. Este templo irá acolher vários eventos culturais até ao final do ano, constituindo, segundo parece, um ciclo de inauguração deste espaço renovado.

O primeiro concerto deste ciclo ocorreu a 3 de Outubro, na Igreja Matriz de Alvito, com um recital de canto e órgão pelo tenor Pedro Rollin Rodrigues e o organista David Paccetti. No próximo dia 31, pelas 18h00, a Sé de Évora receberá o segundo concerto deste ciclo com o Coro da Catedral de Évora, com direcção de Rafael Reis e Octávio Martins, e Rafael Reis no órgão.

Sobre o autor

Avatar photo

Musicólogo açoriano, doutorando na Universidade de Évora, é mestre em Ciências Musicais (FCSH NOVA) e licenciado em Música (UÉvora). É investigador em formação no CESEM e membro do MPMP. Catalogou o arquivo musical da Sé de Angra, foi bolseiro no projeto ORFEUS e também investigador no projeto PASEV. Fundou e dirigiu o Ensemble da Sé de Angra e também o Ensemble Eborensis, com concertos nas ilhas dos Açores, Continente português e França. Os seus interesses de investigação centram-se na polifonia portuguesa seiscentista, especialmente no Alentejo, e a música nos Açores do século XV ao final do XIX.