No próximo dia 26 de junho, pelas 19h, o Palácio Marquês da Fronteira, em Lisboa, acolhe o concerto Cartas Cantadas, um ciclo de canções inspirado nas célebres epístolas atribuídas a Mariana Alcoforado, freira portuguesa do século XVII.

O recital junta obras de compositores consagrados como Amílcar Vasques-Dias, Francis Poulenc e Robert Schumann, a estreias absolutas de três compositores contemporâneos: Fátima Fonte, João Pedro Oliveira e Gregor Forbes. As novas peças foram encomendadas especialmente para este projeto pela cantora Filipa Portela, que as interpretará ao lado do pianista Philippe Marques.

Cartas Cantadas propõe uma reflexão musical sobre o universo emocional das Lettres Portugaises — cinco cartas apaixonadas, alegadamente escritas por Mariana Alcoforado ao oficial francês Noël Bouton de Chamilly, durante a Guerra da Restauração. Publicadas em Paris, em 1669, por Claude Barbin, tornaram-se um êxito editorial na Europa. Ao longo dos séculos, autores como Jean-Jacques Rousseau, Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco questionaram a sua autoria feminina, o que apenas reforça a relevância da sua reinterpretação sob uma perspetiva atual.

O concerto será transmitido em direto pela Antena 2 e conta com o apoio da DgArtes. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia em loja.fronteira-alorna.pt.

𝘗𝘳𝘰𝘨𝘳𝘢𝘮𝘢

𝗙á𝘁𝗶𝗺𝗮 𝗙𝗼𝗻𝘁𝗲 – Cartas Últimas

𝗚𝗿𝗲𝗴𝗼𝗿 𝗙𝗼𝗿𝗯𝗲𝘀 – Canções

𝗝𝗼ã𝗼 𝗣𝗲𝗱𝗿𝗼 𝗢𝗹𝗶𝘃𝗲𝗶𝗿𝗮 – Canto de Mariana

𝗔𝗺í𝗹𝗰𝗮𝗿 𝗩𝗮𝘀𝗾𝘂𝗲𝘀-𝗗𝗶𝗮𝘀 – Soror Beja

𝗔𝗺í𝗹𝗰𝗮𝗿 𝗩𝗮𝘀𝗾𝘂𝗲𝘀-𝗗𝗶𝗮𝘀 – Da Pacem Domine

𝗙𝗿𝗮𝗻𝗰𝗶𝘀 𝗣𝗼𝘂𝗹𝗲𝗻𝗰 – Ne me quittez pas! (de “Dialogues des Carmelites”)

𝗥𝗼𝗯𝗲𝗿𝘁 𝗦𝗰𝗵𝘂𝗺𝗮𝗻𝗻 – Frauenliebe und Leben

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.