A cidade de Angra do Heroísmo irá acolher entre 26 de Novembro e 17 de Dezembro uma série de três concertos intitulados “Órgãos dos Açores Património em Angra 2016 Concertos do Advento”. A organização destes concertos está a cargo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, contando com Olga Lysa como organista.

Os concertos, cujos programas ainda não foram anunciados, estão agendados para as 17h00 dos respectivos dias. O primeiro concerto irá ocorrer a 26 de Novembro, no órgão Joaquim António Peres Fontanes (1793) da Igreja do Convento de S. Gonçalo. Para dia o 3 de Dezembro  está agendado o concerto na Igreja de Nossa Senhora da Guia, do Convento de S. Francisco (actual Museu de Angra), no órgão António Xavier Machado e Cerveira (1788), restaurado recentemente pelo mestre organeiro Dinarte Machado. O ciclo encerra no dia 17 de Dezembro com o concerto no órgão António Xavier Machado e Cerveira (1829) da Igreja da Misericórdia de Angra. Todos os concertos são de entrada livre.

Consulte mais informações aqui.


OLGA LYSA é licenciada em Piano e Órgão pelo Conservatório Superior Estatal P. I. Tchaikovsky de Kiev, onde obteve o diploma do Curso Superior de Piano sob orientação de A. Muravsky em 1983 e o diploma do Curso Superior de Órgão sob orientação de Galina Bulybenko em 1988. Realizou pós-graduações com organistas como Leopoldis Digris, Ferdinan Klinda, A. Sacetti, Leo Kremer, Gaston Arel, entre outros. Foi solista no National House of Organ and Chamber Music de Kiev e acompanhou o Coro Masculino Nacional Revutsky da Ucrânia. Leccionou no Instituto Superior Estatal de Cultura, tendo também participado em vários festivais de música contemporânea nas repúblicas da extinta União Soviética e na Europa. Entre 1995 e 2000 foi professora convidada de Órgão no Conservatório Regional da Horta e organista titular da Igreja Matriz da mesma cidade. Desde 2001 lecciona Piano e Órgão no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo. De 2005 a 2012 foi organista da Sé de Angra. Para além destas actividades, tem-se apresentado regularmente como solista ou acompanhadora em agrupamentos musicais de constituição diversa.

Sobre o autor

Imagem do avatar

Musicólogo açoriano, doutorando na Universidade de Évora, é mestre em Ciências Musicais (FCSH NOVA) e licenciado em Música (UÉvora). É investigador em formação no CESEM e membro do MPMP. Catalogou o arquivo musical da Sé de Angra, foi bolseiro no projeto ORFEUS e também investigador no projeto PASEV. Fundou e dirigiu o Ensemble da Sé de Angra e também o Ensemble Eborensis, com concertos nas ilhas dos Açores, Continente português e França. Os seus interesses de investigação centram-se na polifonia portuguesa seiscentista, especialmente no Alentejo, e a música nos Açores do século XV ao final do XIX.