Na próxima quarta-feira, dia 27 de novembro, o Museu da Música Portuguesa — Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril, assinala os 30 anos da morte de Fernando Lopes-Graça num concerto intitulado “30 Anos de eternidade”. O evento é promovido pela Musicamera Produções e está dividido em duas partes.
Às 19h há um colóquio intitulado “A obra de Graça no contexto nacional e europeu“ com a presença de César Viana, Sérgio Azevedo e Mário Vieira de Carvalho, e moderação de Conceição Correia. O objetivo do encontro é discutir as influências e referentes estéticos da música de Lopes-Graça, a partir de suas respostas aos estímulos que lhe foram chegando dos meios internacionais não se filiando em nenhum dos academismos da música do pós-guerra.
Às 21h, ocorrerá um concerto com o Quarteto Lopes-Graça, a participação da soprano Natasa Sibalic e da pianista Taíssa Poliakova Cunha, com programa integralmente composto por obras de Lopes-Graça. O Quarteto foi constituído, em 2005, por professores da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, com o objetivo de dotar a escola de um grupo de referência na área das cordas friccionadas. Actuaram nas mais importantes salas e eventos musicais do país. Têm vários CDs dedicados ao compositor, incluindo a obra integral de Lopes-Graça para Quarteto e Piano, com Olga Prats. Foram indicados para os Prémios Play para Melhor Álbum de Música Clássica / Erudita.