Está aberta a chamada de trabalhos para o ENCAPE, Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais – 2019, que se realizará no Conservatório de Música de Coimbra, nos dias 26 e 27 de Junho. O encontro resulta da colaboração do Conservatório, do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Aveiro e do Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva.

Com o objectivo de congregar intervenientes de diferentes áreas, designadamente professores e investigadores, para debater, desenvolver ideias e disseminar investigação do ensino da Música nas áreas da Composição e da Análise Musical, este encontro contará com a presença de Christopher Bochmann (Universidade de Évora) e Daniel Moreira (CITAR, ESMAE/Instituto Politécnico do Porto) como oradores convidados. Paralelamente à apresentação de comunicações, de onde a comissão organizadora – constituída por Sara Carvalho (INET-md) e David Miguel (Conservatório de Coimbra) – espera, de acordo com a nota de imprensa, possam sair “propostas para o futuro das ciências musicais e a definição de objectivos”, nesta edição haverá uma acção de formação para professores dos grupos M1 a M32, M38, 250 e 610. As áreas temáticas propostas este ano são a criação de materiais e conteúdos (interdisciplinaridade, produção e edição), a articulação da Análise e da Composição com outras disciplinas, a organização curricular e a política educativa no Ensino Artístico Especializado da Música, a investigação em Análise e Composição no Ensino, e ainda projectos e abordagens criativas interdisciplinares.

Os resumos das propostas de comunicações a apresentar no encontro, exclusivamente em língua portuguesa e com duração máxima de 15 minutos, poderão ser enviadas até ao próximo dia 7 de Abril. (Para consulta do endereço para envio, dos requisitos e dos restantes prazos, vide infra as ligações para as páginas da organização.) Das comunicações apresentadas ao ENCAPE 2019 resultará um livro de actas, que será publicado em formato electrónico através da plataforma PROA-UA.


Para mais informações, consulte esta ligação.

Sobre o autor

Avatar photo

Estudou cravo, órgão e música antiga em Lisboa, exercendo intensa actividade, quer a solo, quer com agrupamentos de música antiga e orquestras. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde estudou Filologia Clássica e em cujo Centro de Estudos Clássicos é investigador. Prepara actualmente a primeira tradução portuguesa das Cartas de Plínio. Integra a Direcção da revista 'Glosas'.