Chega já no sábado a 4.ª edição dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda, que ocorre entre 14 e 28 de Setembro. O ciclo promove uma série de recitais de entrada livre em torno do compositor, musicólogo e maestro açoriano Francisco de Lacerda (1869-1934). Serão apresentados cinco concertos exclusivos, peças em estreia mundial de compositores portugueses e novas versões da obra de Lacerda.
O primeiro evento acontece no dia 14 no Panteão Nacional, em Lisboa, às 18h30. No dia 18, às 19h, há um concerto inaugural em Fajã da Fragueira, na Ilha de São Jorge, nas ruínas da casa de Francisco de Lacerda. No dia 20 de Setembro, na Terceira, a 20, às 19h, de Setembro, há um concerto no Monte Brasil, em Angra do Heroísmo. O quarto concerto do ciclo acontece a 21 de Setembro, às 18h, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, em São Miguel. No dia 28 de Setembro, às 19h, na Biblioteca Nacional de Portugal, acontece a estreia a obra vencedora da terceira edição do Prémio Compositor Francisco de Lacerda Fundação Millennium BCP com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Trata-se de uma iniciativa da Associação Francisco de Lacerda – a Música e o Mundo. O encontro começa e termina em Lisboa e passa por São Jorge, Terceira e São Miguel. A programação é do compositor Vasco Mendonça. O ciclo apresenta de maneira inédita quatro encomendas: aos compositores Filipe Raposo e Sérgio Azevedo, com primeira apresentação pública no concerto de abertura; à compositora Fátima Fonte, em estreia no concerto na Terceira e aos compositores Nuno Costa e Óscar Graça, que pode ser ouvida pela primeira vez no concerto em São Miguel.
Além dos concertos há um workshop de orquestra de sopros e percussão, no Auditório Municipal e Centro Cultural das Velas, em São Jorge, a 17 de setembro, pelas Filarmónica Nova Aliança de Velas e Filarmónica Sociedade Estímulo da Calheta de S. Jorge. A programação completa pode ser consultada online.