Estão abertas as inscrições para as XXVII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora” – Manuel Mendes, que este ano terão lugar em Évora e em Portalegre, de 2 a 5 de outubro. O evento, promovido pela Associação Eborae Mvsica, terá como espaços principais o Convento dos Remédios, a Sé de Évora e a Sé de Portalegre. A direção artística é de Pedro Teixeira.

A programação musical — aberta ao público — estende-se até 5 de outubro. No dia 2, às 21h30, o grupo Officium Ensemble, sob direção de Pedro Teixeira, atua na Igreja de São Francisco. No dia 3, às 12h00, o maestro Owen Rees apresenta a conferência “Manuel Leitão de Avillez”, seguida, às 21h30, de mais uma apresentação do Officium Ensemble, desta vez na Sé de Portalegre. No dia 4, às 18h00, é a vez do grupo Contrapunctus, também dirigido por Owen Rees, atuar na Sé de Évora. Já no dia 5 de outubro, às 17h00, também na Sé, haverá um grande concerto de encerramento com a participação do Coro Polifónico Eborae Mvsica (dir. Emanuel Vieira), dos Coros de Participantes (dir. Owen Rees, Rory McCleery e Armando Possante) e do Grupo Instrumental (dir. Tiago Simas Freire).

Haverá também uma série de ateliês. Os ateliês para coralistas serão orientados por Owen Rees, Rory McCleery e Armando Possante, com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair. O ateliê de Técnica Vocal será conduzido por Ariana Russo. Já o ateliê instrumental será coordenado por Tiago Simas Freire e pelos músicos do grupo Capella Sanctae Crucis: Tiago Simas Freire (corneta), José Rodrigues Gomes (baixão), Elsa Frank (charamela) e Henry van Engen (sacabuxa).

As Jornadas incluem ainda uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra (antigo Colégio dos Moços da Sé de Évora), conduzida por Jorge Raposo, no dia 4 de outubro, às 14h00. Os participantes terão ainda acesso a obras do Arquivo da Sé de Évora.

Informações e inscrições: eboraemusica.pt

Sobre o autor

Imagem do avatar

Diplomada pela Universidade de São Paulo, onde se licenciou em História, concluindo o mestrado e o doutoramento em Arqueologia e integrando o LARP, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, enquanto Supervisora de Programas e Pesquisas. Foi docente de História da Arte em diversas instituições universitárias e no MASP, Museu de Arte de São Paulo. Realizou o estágio doutoral no Collège de France, Paris, especializando-se depois em Gestão Cultural no SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e concluindo o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura — Património no ISCTE, Lisboa, tendo neste âmbito sido distinguida com um Prémio de Excelência Académica.