O Teatro José Lúcio da Silva, um dos principais palcos de espectáculos da região de Leiria, receberá na próxima quinta-feira, dia 12, a Orquestra de Jazz de Leiria (OJL) juntamente com a cantora convidada Luísa Sobral.
Fundada em Fevereiro de 2011, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e com o seu mentor o saxofonista César Cardoso (professor no Hot Club de Portugal), a OJL tem como principal objectivo reunir músicos de jazz, ou com interesse nessa área, naturais ou residentes na região de Leiria, num projecto musical inovador nessa cidade por se tratar de uma associação unicamente dedicada a este universo musical.
Constituída por músicos com actividade em várias áreas musicais, profissionais e amadores, a OJL pode ser vista como uma importante escola em que é fundamental a troca de experiências. César Cardoso afirma que este projecto já constitui uma importante referência musical para a cidade, uma vez que tem recebido as melhores críticas por parte do público em geral e de outros músicos, nos vários pontos nacionais onde se tem apresentado.
Em apenas quatro anos de actividade este projecto tem crescido de uma forma sólida, apresentando-se regularmente dentro e fora da cidade de Leiria.
Depois do sucesso e da adesão do público aos concertos com David Fonseca, cantor leiriense, Vânia Fernandes, Maria João e Herman José, a Orquestra de Jazz de Leiria irá apresentar-se desta vez com a cantora Luísa Sobral.
Depois de alcançar o 3.º lugar na edição de 2003 do programa Ídolos, na SIC, Luísa Sobral ingressou a Berklee College of Music, nos Estados Unidos da América, onde concluiu a licenciatura em 2009 e após o lançamento do seu primeiro disco, Cherry On My Cake (2011), a cantora partiu para uma extensa digressão internacional.
No concerto do próximo dia 12 serão apresentados dois universos musicais distintos. Para além de clássicos de Billie Holliday, Ella Fitzgerald, Nat King Cole e Chet Baker, serão apresentados temas originais da cantora convidada com arranjos específicos para a Orquestra de Jazz de Leiria.