Está quase a chegar à capital angolana a primeira edição do Festival de Cacimbo de Música Clássica, uma iniciativa do pianista Alexey Shakitko, um nome já conhecido do panorama cultural português e angolano. Recém-vencedor do Alion Baltic Festival 2016, na sequência do qual apresentará brevemente o Concerto para piano n.º 1 de Brahms com a Filarmónica de São Petersburgo, Alexey Shakitko tem desenvolvido a sua carreira entre a Rússia, Portugal e Angola, apresentando-se como solista em inúmeros concertos, e será presença constante na programação do novo festival.
Nos dias 31 de Maio e 2 de Junho, às 19h30, apresenta-se em palco com a violinista Amulan Ochirova, interpretando música de Chausson, Massenet, César Franck, Rachmaninof, Balakirev, Mussorgksy e Tchaikovsky, entre outros.
No dia 1 de Junho, às 19h30, acompanhará o meio-soprano Cátia Moreso e o barítono Bruno Neto num programa ecléctico repleto de modinhas, canções e árias de ópera, apresentando música de Marcos Portugal, W. A. Mozart, Bizet e Tchaikovsky, entre outros.
Haverá ainda um concurso infanto-juvenil de música, no dia 2 de Junho, às 16h, e no dia 3 de Junho, às 19h30, os vencedores deste concurso juntam-se a todos os músicos convidados do festival para um concerto de encerramento.
Os concertos realizar-se-ão no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda. Para mais informações, visite a página do festival aqui.