Entre os dias 23 e 28 de maio, a Casa da Música realiza um tributo a Helena Sá e Costa. Conhecida por seu papel formativo, a portuense Helena Sá e Costa foi figura fundamental na educação de muitos dos grandes pianistas portugueses. Mas também foi uma destacada pianista. Para evocá-la, a Casa da Música propõe uma série de concertos e maratonas.
O tributo abre com o Concerto para três pianos de Mozart, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. O concerto contará com três multipremiados pianistas que celebram em palco a genialidade do compositor austríaco, e é dirigido por um deles, Julius Zeman.
Destaca-se também, no dia 28 de maio, um recital com o pianista Benjamin Grosvenor, que emergiu na cena internacional com a sua vitória no BBC Young Musician of the Year Competition.
Nos dias 24 e 25 de maio há uma “Maratona de Teclistas“, atividade do serviço educativo. Em diferentes espaços do edifício, centenas de jovens teclistas provenientes de escolas vocacionais de música, mostram os seus talentos. No dia 5 de maio é a vez da “Maratona de Violoncelistas”. Os violoncelistas tocam pela Casa da Música a solo, em pequenos agrupamentos ou em grandes ensembles com dezenas de instrumentistas.
Para saber mais sobre Helena Sá e Costa:
